No mesmo pique das sessões passadas, a Câmara de Vereadores voltou a derrubar os nãos do prefeito Luciano Almeida (PP) ao Legislativo na sessão camarária desta quinta, dia 22.
Desta vez caíram os vetos integrais aos projetos de lei para divulgação das obras públicas em execução no site da prefeitura e obrigatoriedade de espaço reservado para cadeira de rodas, com identificação visual, nos pontos de embarque e desembarque do transporte coletivo.
O primeiro é de autoria do vereador André Bandeira (PSDB) e o segundo é de Cássio ‘Fala Pira’ (PL). A justificativa do prefeito nos vetos é de inconstitucionalidade, ferindo o princípio de separação dos poderes.
Ainda sobre os vetos, Luciano foi pego ‘de calças curtas’ pela vereadora Rai de Almeida na sessão do último dia 19 – quando foi derrubado o não do chefe do Executivo ao pagamento de aluguel social a mulheres vítimas de violência.
Rai destacou Luciano estar redondamente enganado sobre comprometimento do orçamento e impossibilidade de liberar benefícios sociais em período eleitoral.
Primeiro que os recursos vêm para o município por meio dos governos federal e estadual e, em segundo, o prazo do projeto de lei para regulamentação prevê 90 dias, postergando a entrada do aluguel social para após as Eleições Municipais 2024.
“É um descompromisso [do prefeito] quanto a pauta de violência contra mulheres”, frisou Rai lembrando que estamos no mês do Agosto Lilás.
Dos 13 vetos de Luciano, seis já foram derrubados pela vereança.
Prefeito diz não à divulgação dos andamentos do setor de obras e espaço reservado para cadeirantes nos pontos de ônibus (fotos/créditos: Prefeitura de Piracicaba/Ignacio Garcia) |