O ministro de Relações Institucionais do Governo Federal, Alexandre Padilha, esteve em Piracicaba neste sábado, dia 17, e anunciou um centro especializado na cidade para atender crianças e adolescentes com anemia falciforme. Segundo Padilha, o projeto será enviado com rapidez ao Ministério da Saúde a fim de atender localmente pacientes que buscam tratamento em Campinas, no Centro Boldrini.
O ministro também comunicou a liberação de seis ambulâncias novas para o SUS municipal e ressaltou que falta a prefeitura buscar os novos veículos. Ele falou sobre a reativação do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, que construirá 372 unidades em Piracicaba – na gestão Luciano Almeida (PP) até agora, nenhuma unidade popular foi levantada.
O 'momento figas' foi a oficialização da entrega do pedido de encapamento pelo Governo Federal do campus Taquaral da Unimep, com a finalidade de transformar a estrutura acadêmica em uma universidade federal. Pelas mãos do professor Ely Eser Barreto César, o documento à Padilha teve um tom de emoção: Ely Eser e o pai do ministro, Anivaldo Padilha, foram companheiros metodistas em várias atividades que os jovens da Igreja mantiveram no período mais duro da ditadura. Em tempo: quem sabe a proximidade entre ambos acelere a vinda de uma universidade federal para Piracicaba.
Errata: na edição 228 ao leitor, a informação correta é: o pai de Padilha foi preso e torturado; já o professor Ely Eser, não. Pedimos desculpas.
Professor Ely Eser entrega para o ministro pedido para implantação de universidade federal no campus Taquaral/Unimep (foto/crédito: O Diário Piracicabano) |