Todas as árvores da praça José Bonifácio, Centro, estão na mira do corte da prefeitura. A informação é da vereadora Silvia Morales (PC/Mandato Coletivo), que esteve recentemente em reunião com o secretário de Obras (Semozel), Márcio Marino, para tratar do assunto.
Na sessão camarária de quinta, dia 22, o requerimento 957/24 de autoria da parlamentar foi aprovado para questionar a administração municipal sobre a remodelação da principal zona de conforto térmico no coração da cidade. Logo após O Diário Piracicabano publicar matéria exclusiva sobre o projeto da prefeitura – desenhado pela Acipi – o gabinete de Silvia Morales recebeu diversos pedidos de informação sobre a supressão de 59 indivíduos.
“Fui na Semozel conversar com o Marcio e ele falou que de fato colocamos na planilha e depois a gente vê quantas vão ser retiradas. Nunca vi isso: colocar todas as árvores da praça [para corte]. No requerimento há perguntas como quais árvores, possibilidade de mantê-las, laudo de cada indivíduo arbóreo e inventário. Já pensou nossa praça sem árvore nenhuma? O requerimento visa esclarecer e, assim, ficamos com a documentação na mão e não seremos irresponsáveis. Novamente, a prefeitura na contramão da sustentabilidade.”
Vereadora descobre que prefeitura pretende cortar todas as árvores da praça central (foto/crédito: Diocese de Piracicaba) |
MAIS CRÍTICAS
A pauta foi debatida pela vereança de outras colorações partidárias. Para Rai de Almeida (PT), “a retirada dessas árvores é um descalabro do ponto de vista ambiental”. “Temos um problema sério em Piracicaba quanto a falta de arborização e o prefeito entrou na linha de corte de árvores. É o ‘Prefeito Motosserra’? Gostaria muito que o prefeito, que resolveu fazer as obras aos ‘45 minutos do segundo tempo’, não consiga executar o projeto e espere o próximo. Se a praça tiver que ser reformulada que seja para sua melhoria.”
E o vereador do Centrão, Zezinho Pereira (UB), parabenizou a autora do requerimento sobre a reformulação da José Bonifácio. “É lamentável assistir o que está acontecendo na nossa cidade. Gastar R$ 10 milhões a toque de caixa? Ninguém avisou ao prefeito que tudo que ele faz descontenta a população? É para chorar o que esse cara faz em Piracicaba. Gaste com saúde, tem uma mulher há espera faz cinco dias para internação.”
Da direita, Laércio Trevisan Jr. (PL), que foi a favor de 'uma modernização' da praça com criação de mais vagas para estacionamento e abertura da rua São José, também criticou o projeto de Luciano Almeida (PP). “Registro a minha preocupação quanto a projetos pré-eleitoreiros com a cidade em obras. Isso faz parte de um sistema antigo de gestão anterior. Será que vai passar metrô na praça por R$ 10 milhões? Modernização não é destruição da área verde existente.”