O canal oficial de WhatsApp do Semae está disseminando informações falsas à população sobre o desmanche da autarquia municipal de saneamento. O relato foi feito pelo vereador Gustavo Pompeo (AVA) durante a sessão camarária de segunda passada, dia 2.
“O problema do Semae é funcionário e quem contrata é vereador”, disse o parlamentar.
Gustavo mencionou no plenário ter o print da conversa, material que o próprio estaria disposto a entregar para o departamento jurídico da Casa de Leis – no Poder Público, o responsável pela contratação de mão de obra é o Executivo, ou seja, a prefeitura; a Câmara de Vereadores não tem qualquer poder de decisão sobre o assunto, quanto menos efetivar funcionários seja na autarquia ou em qualquer secretaria municipal. A prefeitura foi questionada e nenhum esclarecimento foi prestado à reportagem.
Vereador afirma ter provas sobre fake news disseminada por canal oficial do Semae (foto/crédito: Debora Teixeira) |
MAIS FAKE
Outra fake que apareceu rodando pela internet teve como destinatário o vereador Zezinho Pereira (UB). Segundo o parlamentar, estão o culpando por ser o mentor da PPP (Parceria Público-Privada) do Semae com a Mirante.
O contrato para a concessionária tocar o trabalho do esgoto de Piracicaba foi assinado em 2012 e é fruto da gestão Barjas Negri (PSDB) – Zezinho nem era vereador na época e, como na fake sobre contratação no Semae, o Legislativo não é responsável por fechar contratos no município para o saneamento, que é responsabilidade do Executivo.
Zezinho disse ter destacado um advogado de seu gabinete para processar judicialmente todos que estiverem distribuindo a informação falsa.