Diretor da Fumep é reeleito por conselho sob orientação de manter bom relacionamento com o prefeito; gestão de Renato Ferreira é altamente rejeitada por professores da EEP e Cotip e funcionários alertam preocupações com trajetória da fundação

Renato de Albuquerque Ferreira foi reconduzido ao cargo de Diretor Executivo da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) pelo Conselho de Curadores da entidade no dia 24 de junho. Pelos relatos de duas reuniões, dos dias 24 e 7 do mesmo mês, a reeleição de Ferreira teve 'a mão' do prefeito Luciano Almeida (PP). Na do dia 7, a ata do conselho registra que seu presidente, Luiz Antonio Arthuso, “(...) informou que a escolha do próximo diretor executivo da Fumep é atribuição do conselho, porém, para manter o bom relacionamento e funcionamento da instituição, mantém-se bom relacionamento com o Sr. Prefeito.” As informações desta matéria são baseadas nas publicações do Diário Oficial de 26 de agosto.

O assunto segue com envolvimento do chefe do Executivo no dia 24. “O Sr. Presidente [Luiz Antonio Arthuso] informou que a prefeitura enviou manifestação favorável à continuidade do atual Diretor Executivo, o qual foi consultado e manifestou interesse em continuar.” Logo em seguida, a ata do mesmo dia revela que duas consultas eram contrárias à recondução de Ferreira.

“O representante titular dos docentes da Fumep informou que foi realizada consulta sobre a atual gestão ao corpo docente da EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba) e do Cotip (Colégio Técnico Industrial de Piracicaba) e que 73% consideram ruim a atual gestão e 83% são contrários a recondução do professor Renato. O representante dos docentes da Fumep procedeu à leitura de documento com as manifestações dos docentes. A representante dos funcionários da Fumep ressaltou que o voto da categoria é pela não continuidade do atual Diretor Executivo e fez outros apontamentos sobre sua conduta.”

Renato Ferreira tem alta rejeição entre professores e funcionários, mas é reeleito com 'ajuda' do prefeito Luciano Almeida (PP)
(foto/crédito: Fumep)


Em 7 de junho, Arthuso apresentou na reunião um ofício da Associação dos Funcionários da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Affumep), “destacando preocupações sobre a trajetória da Fumep”.

SEM ESTATUTO

Além da desaprovação nítida de Ferreira e possível desvirtuamento de função do colegiado, o estatuto aprovado e assinado em abril deste ano foi recusado pelo 1º Cartório de Registro de Imóveis e Anexos de Piracicaba/SP.

Conforme o presidente do conselho, o documento “não pôde ser registrado por, entre outros motivos, não atender ao princípio da continuidade, uma vez que o último registro ocorreu na ata da reunião realizada em 25/02/1997”. “O Sr. Presidente esclareceu que houve tentativas para resolver a pendência do registro das atas, porém, sem êxito e ressaltou que as providências necessárias quanto à situação relatada estão sendo analisadas, buscando uma solução rápida.” 

SEM RESPOSTA

A redação entrou em contato com a prefeitura e com a Fumep e questionou sobre o prefeito Luciano claramente ter interferido na decisão do conselho para eleição do diretor e a respeito da falta de efeito das decisões do Conselho de Curadores desde 1997. Também foram requisitados o relatório de votação para o cargo de diretor executivo da fundação bem como cópia de todos os regramentos que regem o colegiado. Nenhuma informação foi prestada à reportagem.

Postar um comentário

Mantenha o respeito e se atenha ao debate de ideias.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato