Piracicaba entrou em alerta para onda de calor às 9h24 desta quinta, dia 26, com uma tendência para temperatura máxima de 40 graus, apontou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) – o alerta de grande perigo é dado quando a temperatura fica cinco graus acima da média por período maior do que cinco dias.
UMIDADE
Junto com o calorão veio a baixa umidade do ar, que variou entre 15% e 60% – bem próximo da medição em desertos, na casa dos 10%. Nesta sexta e sábado, dias 27 e 28, o Inmet prevê chuvas isoladas para a cidade.
RISCO DE INCÊNDIO
A leve mudança do tempo – as temperaturas máximas continuarão na casa dos 30 graus – muda (um pouco) o alerta para risco do incêndio da Defesa Civil do Estado de SP: no sábado, Piracicaba sai da classificação máxima de emergência (roxo) para alerta (vermelho). No domingo, dia 29, a cidade volta para o nível roxo de risco de incêndio e a previsão é de que esta condição permaneça até terça, dia 1º.
O QUE FAZER
Para reduzir o impacto à saúde, a Defesa paulista recomenda atenção aos idosos, crianças, doentes crônicos e grávidas, que tendem a ficar desidratados mais rapidamente.
Outra dica é não passar muitas horas sem se alimentar, mesmo se sentir menos fome, mantendo uma alimentação saudável com frutas, verduras e alimentos leves.
Também vale evitar fazer exercícios físicos em horários com maior incidência de radiação ultravioleta do Sol, das 11h às 17h.