Projeto da prefeitura para área da pista de skate às margens do Rio Piracicaba tem estacionamento para 250 automóveis e mais de 1km de cerca; informações da prefeitura sobre valor e vagas são diferentes no comparativo com o edital

A remodelação da Área de Lazer do Trabalhador Antonio Geraldin, na região da pista de skate e às margens do Rio Piracicaba, tem previsão de implantação de um estacionamento para 250 veículos, segundo a prefeitura, e 1,18 quilômetro de cerca em torno do parque, mostra o edital. A área para carros é de 2.217,12 metros quadrados, equivalente a pouco mais de meio campos de futebol padrão Fifa (90x45 metros). O maior custo desta licitação, com pregão agendado para 14 de outubro, é o gradil em alambrado em tubo e tela galvanizados, estimado em R$ 839,48 mil – o equivalente a 25,65% do custo total da remodelação, calculada em R$ 3,27 milhões.

Diante do contexto da gestão Luciano Almeida (PP) vir tentando suprimir área verde na avenida Alidor Pecorari (Rua do Porto), inclusive para novo estacionamento com mais de 500 vagas, O Diário Piracicabano esmiuçou a concorrência 37/24, que rebatiza o espaço público com o nome Parque dos Esportes. Quanto às novas atividades desportivas no local, a única de novidade é apenas a construção de pista de caminhada, estimada em R$ 544,20 mil. Haverá reforma das quadras poliesportivas (R$ 297,18 mil) e reconstrução das de areia (R$ 227,48 mil).

Conforme o Plano Diretor de 2020, a área integra a Zona Urbana de Proteção Beira Rio (ZUBR), que compreende a região da orla do rio entre a ponte José Antônio de Souza (Zé do Prato) e a foz do ribeirão do Enxofre.

ESTACIONAMENTO

A boa notícia é que as plantas do projeto de obras advertem sobre não interferência na cobertura vegetal em favor dos carros. “Nota: adequar vagas in loco, sem interferir nas árvores existentes. Nenhuma árvore poderá ser suprimida.”

Entretanto, conforme a planilha orçamentária, haverá raspagem e limpeza de terreno e compactação de base e ou sub-base para pavimentação de brita graduada simples – ou seja, o solo não será totalmente impermeabilizado, mas haverá interferência no que está estabelecido naquele meio natural.

Outro ponto é a localização do estacionamento: paralelo à avenida Jaime Pereira (Estrada do Bongue), onde, conforme imagens de satélite do Google de 2024, está concentrado o maior adensamento de árvores da área de lazer – veja mapa e plantas do projeto da prefeitura abaixo.




Em destaque (abaixo, à esquerda em cinza), a área do estacionamento às margens da Estrada do Bongue
(foto/reprodução: projetos contidos na licitação)

BATENDO CABEÇA

Fato ‘esquisito’ é a prefeitura ter soltado informações à imprensa (release) na última quinta, dia 5, informando a obra ter custo estimado em R$ 1,17 milhão enquanto o edital tem outro valor, de R$ 3,27 milhões. 

Outra informação contraditória no mesmo comparativo, entre dados da administração e projeto de obras, é a dimensão do estacionamento: o release da prefeitura menciona 250 vagas enquanto que está desenhada apenas 73. 

A reportagem questionou a prefeitura bem como a Secretaria Municipal de Esportes (Selam), mas nada foi esclarecido. No projeto, também não está previsto a tal construção de uma quadra de beach tênis, ventilada pelo Executivo.

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