Virou piada: cor de candidato à prefeitura de Piracicaba é pauta em grande canal no YouTube

A declaração do candidato a prefeito de Piracicaba, Alex de Madureira (PL), de que se identifica na cor parda em seu registro eleitoral viralizou como motivo de chacota no canal Galãs Feios, dos jornalistas Helder Maldonado e Marco Bezzi – a conta deles no YouTube tem quase 1 milhão de seguidores. 

“(...) chega a ser meio rosado, estilo [Deltan] Dallagnol”, considerou Maldonado. “(...) tá aí mais um candidato fluido”, emendou Bezzi se referindo sobre a transição de cor declarada.

 

Cor de candidato de Piracicaba é pauta na Galãs Feios
(foto/crédito: reprodução/Galãs Feios)

Conforme apurou o jornalista Rogério Verzignasse para a Gazeta de Piracicaba, antes das Eleições 2022, o político foi registrado como branco. 

Deixando de lado a 'situação cômica', há dois fatos preocupantes: a legenda pode ser beneficiada com no Fundo Eleitoral por ter um nome que se declara pardo e o candidato pode ser acionado pela suposta falsidade ideológica, caso se constate que ele teve benefícios com a “mudança de cor". 

Procurado pela Gazeta, Alex Madureira informou que a autodeclaração foi implementada em 2022 após entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal) de que o candidato deveria dizer sua cor/raça. “Em 2022 e 2024 me declarei pardo. Na primeira eleição, em 2018, fui declarado branco no sistema. Mas o que me declaro mesmo é preparado e pronto para cuidar da nossa gente e ser prefeito de Piracicaba", disse.

Postar um comentário

Mantenha o respeito e se atenha ao debate de ideias.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato