Corrida eleitoral: Barjas tem apoio de vereador e Helinho se aproxima do bolsonarismo

Helinho cai nos braços do bolsonarismo; Barjas fica só com o candidato eliminado, Paulo Campos
(fotos/créditos: reprodução/redes sociais)

O segundo turno em Piracicaba será apertado. Conforme as pesquisas, Barjas Negri (PSDB) vinha aparecendo como franco favorito e até houve tendência de que o ex-prefeito ganhasse em primeiro turno. Mas as urnas revelaram no último dia 6 que as coisas não estão tão fáceis para o tucano voltar à cadeira de prefeito. No segundo lugar ficou Helinho Zanatta (PSD) com nove pontos menos e, atrás dele, Alex de Madureira (PL) abaixo em três pontos. 

Da semana passada para cá, Helinho tem recolhido importantes apoios. Começou com o próprio Alex declarando voto em seu favor e agora ele também tem ao seu lado o governador Tarcísio de Freitas (REP) e do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL). 

Barjas só amealhou o apoio do vereador e candidato derrotado Paulo Campos (Podemos) – a Professora Bebel (PT) fez uma fala na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de S. Paulo) e, ao que tudo indica, não vai apoiar nenhum dos dois candidatos no segundo turno. 

Uma das últimas pesquisas, a do Instituto Colectta, mostrou índices de rejeição de 10,17% para Barjas e de 4,17% para Helinho. Conforme registro no TSE, cinco novas pesquisas eleitorais devem ser publicadas nos próximos dias do Instituto Vox Brasil, Quaest, Ágili Pesquisas, Instituto Veritá e Olhar Público Pesquisas. 

Por fim paira a dúvida sobre a transferência de votos: Barjas teve 35,78%; Helinho, 26,59%; e Alex 23,67% – caso os favoráveis em Alex migrem totalmente para Helinho, o resultado seria 50,26% em favor do social-democrata, deixando o ex-prefeito ‘no chinelo’. 

O segundo turno acontece no último domingo deste mês, dia 27, e também é para se levar em conta a abstenção nesta fase do pleito, que geralmente aumenta frente ao primeiro turno. O primeiro debate desta fase aconteceu nesta segunda, dia 14, na Band.

Postar um comentário

Mantenha o respeito e se atenha ao debate de ideias.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato