O candidato eleito para a prefeitura de Piracicaba, Helinho Zanatta (PSD), atribuiu à virada no segundo turno sobre Barjas Negri (PSDB) ter acontecido devido a dois pontos: comparação de propostas de governo e a aposta dos eleitores em um novo político – Barjas já esteve na cadeira de chefe do Executivo da cidade por três mandatos e teve mais de 72 mil votos no primeiro turno deste ano, enquanto que Helinho fechou com 53,5 mil.
Pelo menos no primeiro ano de seu mandato, durante a chamada ‘lua-de-mel’, Executivo e Legislativo deverão andar juntos. Aí que aparece o segundo ponto que o levou à condição de eleito: os apoios de 17 dos 23 vereadores da próxima legislatura.
O cálculo político foi apresentado pelo próprio durante a entrevista concedida à EPTV/Globo. Helinho não citou nomes dos parlamentares da sua base de apoio, mas já era fato o conforto entre a vereança, diferente do cenário para Barjas Negri (PSDB), que comentou sobre ter que trabalhar com uma Câmara de oposição. Veja aqui os vereadores 2025 de Piracicaba.
Candidato eleito concede entrevista à afiliada da Rede Globo (crédito/foto: reprodução/EPTV) |