O recém-eleito vereador para a legislatura que se inicia em 2025, Renan Paes (PL), teve uma publicação de sua autoria nas redes sociais criticada tanto pela OAB-Piracicaba Mulher como pelo Conselho Municipal da Mulher.
“Pode ter certeza que vamos deitar e rolar em cima de mulheres esquerdistas ainda. Se bem que mulher esquerdista nem mulher é! Um forte aperto de mão porque abraço só em mulher de verdade”, diz o texto do comentário.”
Na última sexta, dia 11, a Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Piracicaba, por meio de nota à imprensa, afirmou que a declaração “além de desrespeitosas e ofensivas, perpetuam uma visão misógina e preconceituosa que ataca frontalmente a dignidade das mulheres, independentemente de suas ideologias políticas”. A Comissão da Mulher Advogada exigiu respeito a todas as mulheres e uma retratação pública do vereador eleito por suas declarações ofensivas.
Já o Conselho da Mulher falou em o mais veemente repúdio a Paes. “As palavras do vereador recém-eleito são um reflexo de uma mentalidade ultrapassada que marginaliza e desvaloriza o papel das mulheres na vida pública e privada. É imprescindível que todos os representantes da sociedade sejam responsáveis e respeitosos em suas manifestações, promovendo o diálogo construtivo e a igualdade de gênero.”
Na mesma sexta, em suas redes sociais, o vereador de extrema direita “comemorou” a repercussão. “Movimentos extremistas e terroristas estão maluquinhos com a minha eleição. Não esperava menos. Continuem.”
O vereador Paulo Campos (Podemos) desceu a lenha em Paes na sessão camarária desta segunda, dia 14, e disse que tentará impedir a diplomação do recém-eleito – o mesmo parlamentar que defendeu mulheres ter de apodrecer na cadeia por fazer aborto.