As duas últimas pesquisas eleitorais divulgadas antes de domingo, dia 6, data do primeiro turno, falharam miseravelmente em relação a votação de cada um dos candidatos – só acertaram no ponto de que Barjas Negri (PSDB) seria o mais votado e que as eleições iriam ao segundo turno em Piracicaba.
A pesquisa realizada pelo jornal de Americana, Todo Dia, e Ágili, foi a que mais atribuiu pontos a Barjas: 40,1% em uma hipótese de segundo turno com Helinho Zanatta (PSD), aos 16,3%; e Alex de Madureira (PL) bem longe do resultado das urnas, aos 8,6%.
Resultados da pesquisa do Todo Dia (foto/crédito: reprodução/TV Metropolitana de Piracicaba) |
Também passou longe a ‘pesquisa de véspera’ do Instituto Índice Pesquisas quanto a quem iria para o segundo turno ao ranquear a Professora Bebel (PT) nas urnas no fim deste mês com 17% e atribuir a Helinho 16% e a Alex 12% – houve um bom nível de acerto sobre Barjas, apontando preferência de 34,5%, uma diferença de apenas 1,28 ponto percentual quanto ao resultado do pleito.
Resultados da pesquisa do Instituto Índice (foto/crédito: reprodução/TV Metropolitana de Piracicaba) |
O fato gritante e não medido pelas pesquisas é especificamente a disputa pelo segundo lugar no primeiro turno, extremamente acirrada, como mostrou a apuração, entre Helinho (26,5%) e Alex (23,6%), uma estreita diferença de três pontos.