Plano é 'nasceu' no Legislativo e é de autoria de Rai (PT) (foto/crédito: Pixabay) |
Dois decretos do prefeito Luciano Almeida (PP) publicados no Diário Oficial dos dias 10 e 11 irão favorecer a leitura em Piracicaba. Agora, a cidade tem o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Município de Piracicaba (PMLLLB), projeto de lei criado pela Câmara de Vereadores e de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT). Na sessão camarária desta segunda, dia 14, Rai informou que, com o decreto do Executivo, o município integrará uma lista seleta de 150 cidades brasileiras com este tipo de plano.
Dentre os objetivos estão estabelecer políticas públicas claras para o livro, leitura, literatura, bibliotecas e garantir recursos para sua implementação; promover a integração entre escolas, bibliotecas e outros espaços dedicados ao livro, à leitura e à literatura; e estimular a formação de mediadores e clubes de leitura.
Na prática, será criada a Rede Municipal de Bibliotecas Escolares de Piracicaba e as secretarias de Educação e da Ação Cultural deverão apresentar à sociedade um relatório anual sobre a implementação do PMLLLB que inclua um balanço de cumprimento de metas do plano.
#ParaTodosVerem
Também foi decretada a lei para implementação do Projeto Para Todos Verem, uma iniciativa do Legislativo e de autoria do vereador André Bandeira (PSDB). O recurso é destinado a pessoas com baixa visão na descrição de imagens, o que deve ser implementado no site e em redes sociais das administrações públicas diretas e indiretas.
“Ao descrever a imagem, deverão ser mencionados tanto os elementos visuais quanto as cores, garantindo uma descrição rica e informativa que ajudará a criar uma representação mais clara e detalhada da imagem”, prevê um dos artigos da nova lei.