Convênio tem duração de apenas três meses (foto/crédito: Prefeitura de Piracicaba) |
Não, não estamos falando de iluminação pública e nem tampouco sobre enfeites das festas de fim de ano. O assunto é a festejada reabertura de portas da policlínica Ilumina – unidade privada, construída com verba pública, inaugurada em 2019 e fechada desde 2022 por problemas administrativos e financeiros. A gestão Luciano Almeida (PP) divulgou, no último dia 25, parceria entre a prefeitura e Unimed para atendimento da população no local via SUS (Sistema Único de Saúde). Mas, conforme publicado alguns dias depois no Diário Oficial, em 29 de outubro, a parceria só tem validade de três meses.
O prazo estipulado em documento assinado pela administração e hospital se restringe a 1º de novembro e 31 de janeiro de 2025 – depois disso, caberá ao prefeito eleito Helinho Zanatta (PSD) prorrogar o contrato por meio de aditamento.
No conteúdo distribuído pela prefeitura, Luciano Almeida destaca “a felicidade em poder participar desta ação, uma vez que a Associação Ilumina sempre teve uma relação muito sentimental com a população piracicabana”. “Foi uma batalha árdua chegar até aqui. Muita coisa foi dita nesses últimos três anos e nós nunca deixamos de oferecer atendimento à população, pelo contrário, ampliamos em mais de 60% os atendimentos de exames oncológicos na nossa cidade. Nunca ninguém ficou desassistido.”
O convênio interpartes sem repasse de recursos públicos tem como diretor clínico, gerente e administrador Carlos Alberto Youssef. A policlínica só atenderá com o suporte de sua carreta, dentro do espaço da unidade, de segunda a sexta das 7h às 18h.
A Secretaria Municipal de Saúde é a responsável por encaminhar pacientes – estão previstos mensalmente 640 mamografias, 400 ultrassons transvaginais e 100 rastreamentos de câncer de próstata e os exames têm prazo máximo para entrega ao paciente de sete dias. Quanto aos exames para câncer de boca, cabeça e pescoço, a Ilumina disponibilizará equipamento e a prefeitura "facultativamente" disponibilizará profissional capacitado (dentista).