Teólogo alerta para aproximação de religião em primeiras possíveis nomeações de governo do prefeito eleito Helinho Zanatta; isenção e foco técnico estão em jogo


Pastores Nardino e Costa Silva são cotados para Procuradoria Geral e Secretaria do Meio Ambiente (Simap)
(fotos/créditos: Guilherme Leite/Câmara de Vereadores e reprodução/Facebook)

Paulo Nardino e Robson Willians Costa Silva são os primeiros nomes que surgem para ocupar cargos do Executivo do prefeito eleito Helinho Zanatta (PSD) numa franca aproximação com a religião. O teólogo e jornalista Rodolfo Capler problematiza a aproximação entre o poder público e interesses religiosos. "(...) o equilíbrio entre competências técnicas e influências religiosas deve ser considerado com cautela, especialmente em funções públicas sensíveis que exigem isenção e foco técnico, como a Procuradoria Geral e a gestão ambiental", comentando também favoritismos e comprometimentos da imparcialidade e transparência na administração, coloca Capler.

As informações das indicações foram publicadas pelo jornal Tribuna Piracicabana no último dia 7 e, na mesma data, a coluna de Rodolfo Capler foi ao ar na rádio Educadora AM Piracicaba. Segundo a edição do matutino, o pastor Paulo Nardino é cogitado para assumir o cargo de Procurador Geral do Município. Outro nome em evidência, destacou o jornal, é o do pastor Robson Willians Costa Silva, que seria indicado para comandar a Simap (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente). "Ambos os pastores contam com o apoio do pastor Antonio Carlos Stefan, presidente da Igreja do Evangelho Quadrangular no Estado de São Paulo, que apoiou intensamente Helinho Zanatta no segundo turno das eleições municipais em Piracicaba", diz a coluna Caldeirão Político, incluindo o pastor Dilmo no apoio a Nardino.

Em comentário para a rádio, Capler destacou sobre as interferências de indicações pastorais na gestão pública. Ele também mencionou que o pastor e advogado Nardino tem apenas uma breve experiência no Legislativo como suplente na Câmara de Vereadores. Já Costa Silva, que também é pastor, tem uma formação mais robusta: é engenheiro ambiental pela EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba) e tem pós-doutorado no Cena/USP (Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo).

“A efetividade de uma gestão municipal requer escolhas fundamentadas em critérios técnicos e experiência na área específica, evitando riscos de favoritismos que podem comprometer a imparcialidade e a transparência na administração [pública]”, finaliza o especialista para a Educadora.

O prefeito eleito Helinho bem como a Assembleia de Deus e Igreja Quadrangular foram procurados pela reportagem, mas até o fechamento desta edição, ninguém se manifestou. 

Em tempo: a Secretaria do Meio Ambiente (Simap) é uma das que orbitam entre os orçamentos mais altos, a exemplo do contrato do lixo. E a Procuradoria Geral 'é somente´ o departamento jurídico da prefeitura. Para fechar, indicação religiosa pode amarrar vínculos equivocados e coloca pra trás questões técnicas e de políticas públicas diversas.

Postar um comentário

Mantenha o respeito e se atenha ao debate de ideias.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato