![]() |
Unidade de tratamento de câncer deve retomar atividades plenas no segundo semestre de 2025; ex-prefeito assinou funcionamento parcial até janeiro (foto/crédito: reprodução/redes sociais) |
Voltada ao tratamento de câncer, a policlínica Ilumina tem previsão de retomada do funcionamento pleno até julho – indicando alguma saúde financeira da instituição. A informação é do portal g1 Piracicaba, relatando também estar em transição a administração provisória para a definitiva, sob acompanhamento da Justiça paulista.
“(...) a administração provisória está pleiteando junto ao Ministério da Saúde a emissão do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área de Saúde (Cebas), documento necessário para que uma entidade preste serviço para o poder público e que foi perdido na administração anterior”, diz um trecho da matéria sobre o dito pelo diretor provisório da Ilumina, Erick Gomes.
Fato é que depois de dois anos fechada e com uma dívida estimada em R$ 7 milhões, o então prefeito Luciano Almeida (PP) acertou a reabertura parcial da Ilumina em convênio firmado com Gomes e publicado em 29 de outubro, mas para um curto período com fim em 31 de janeiro agora.
Na época, ficou acertado que a Secretaria Municipal de Saúde seria a responsável por encaminhar pacientes à policlínica – com previsão mensal de 640 mamografias, 400 ultrassons transvaginais e 100 rastreamentos de câncer de próstata e a entrega dos exames aos pacientes com prazo máximo de sete dias.
Quanto aos exames para câncer de boca, cabeça e pescoço, a Ilumina disponibilizaria equipamento e a prefeitura "facultativamente" alocaria profissional capacitado (dentista).
________
CURTE O DIÁRIO?
Contribua com o jornal:
PIX (chave e-mail)
odiariopiracicabano@gmail.com
Na plataforma Apoie-se
(boleto e cartão de crédito):
https://apoia.se/odiariopiracicabano
***
Apoie com R$ 10 ao mês (valor sugerido).
Precisamos de 100 amigos com essa doação mensal.
Jornalismo sem rabo preso não tem publicidade!