Está suspensa e sem data prevista a contratação da terceirizada para resolver o problema do lodo nas ETAs Capim Fino e Luiz de Queiroz – o pregão era para ter acontecido no dia 18 de fevereiro. Conforme o Diário Oficial de 21 de fevereiro, haverá “eventuais alterações nos documentos que instruem esta licitação”.
O problema com o lodo é uma das principais dificuldades para as Estações de Tratamento produzirem água para abastecimento público. O Estudo Técnico Preliminar estimou um acúmulo de 4.430 toneladas do subproduto fruto do tratamento – o equivalente, para efeito comparativo, a mais de 1.000 elefantes.
Confira reportagem especial sobre 'Por que está faltando água em Piracicaba? Problema com lodo afeta Capim Fino e Luiz de Queiroz e faz da Boyes depósito irregular de rejeito do tratamento de água'.
![]() |
ETA Luiz de Queiroz, Centro, com lodo no tanque (foto/crédito: Prefeitura de Piracicaba) |
SANTA TERESINHA
Além deste contrato milionário, o Semae está com um segundo em mãos. Este, voltado ao Santa Teresinha, foi estimado em R$ 13,41 milhões com rodada de negócios agendada para 4 de abril sob a descrição “contratação de empresa de engenharia para execução de projeto de redução de perdas através de substituição de redes de distribuição de água, execução de ligações de água e troca de ramais pelo método não-destrutivo (MND), inclusive reposição do revestimento asfáltico e passeios públicos”.
A divulgação do edital foi publicada no Diário Oficial do último dia 24 e, como o do lodo, também anexa estudo preliminar com previsão da “necessidade imperativa de substituir um total de 14.990,82 metros de redes de distribuição de água” e índice de perdas total anual em torno de 54%.
“(...) o controle de perdas em sistemas de abastecimento de água constitui-se em ação contínua de extrema relevância, com reflexos diretos na medida da eficiência operacional e na gestão econômico-financeira do serviço de saneamento”, justifica o estudo sobre a contratação.
________
CURTE O DIÁRIO?
Contribua com o jornal:
PIX (chave e-mail)
odiariopiracicabano@gmail.com
Na plataforma Apoie-se
(boleto e cartão de crédito):
https://apoia.se/odiariopiracicabano
***
Apoie com R$ 10 ao mês (valor sugerido).
Precisamos de 100 amigos com essa doação mensal.
Jornalismo sem rabo preso não tem publicidade!