Gestão Helinho não investirá em nova estação de tratamento e atual estrutura poderia produzir água para 1 milhão de habitantes


Imagem das obras na ETA Capim Fino em registro feito pela prefeitura para requerimento a vereança
(foto/crédito: Semae)

A atual gestão do Semae não projeta a necessidade de uma terceira estação de tratamento de água (ETA) para suprir a demanda em Piracicaba, avaliando que o sistema atual poderia ter produção necessária para abastecer uma população de 1 milhão de pessoas – segundo o censo de 2022 do IBGE, Piracicaba tinha 423.323 habitantes. A informação consta em requerimento respondido pelo Executivo ao vereador Laércio Trevisan Jr. (PL). 

O parlamentar questionou sobre a existência de estudo técnico em andamento ou planejamento para a construção de uma terceira ETA na região de Artêmis, ao que a autarquia de saneamento respondeu de forma negativa. 

“Não. O Semae está trabalhando para a ampliação da ETA Capim Fino para 2.000l/s [litros por segundo] e nas ETAs 1 e 2 Luiz de Queiroz, para 1.000l/s. Esse incremento na vazão produzirá 259.200.000 litros de água por dia. Esse volume diário, caso não houvesse perdas no sistema, abasteceria uma cidade com 1 milhão de habitantes. A implantação de uma nova ETA na região de Artêmis apresentaria enormes custos de implantação, inviabilizando, a médio prazo, essa opção”, informou o presidente do Semae, Ronald Pereira da Silva. 

O índice de perdas de água tratada na rede de distribuição é de 54%, conforme estudo da própria autarquia. Atualmente e conforme o requerimento, a prefeitura atua em quatro frentes para reduzir o desperdício de água tratada com contratos terceirizados para geofonamento e reparo de vazamento; reparos de redes e ramais e troca de ramais antigos; monitoramento, controle e manutenção de 99 válvulas redutoras de pressão; e instalação e/ou localização de 1.000 registros de rede para regularizar a setorização e sub setorização dos sistemas de abastecimento (Capim Fino, Vila Rezende, Torre de Tv, Elevado e Apoiado Paulicéia, Artêmis e Santana/Santa Olímpia). 

E, ao que tudo indica, nos curto e médio prazos, a atual gestão irá licitar a troca de redes de abastecimento de água e ramais nos bairros Santa Teresinha, Vila Independência e Centro – para Santa Teresinha, o pregão está previsto para abril.

________

CURTE O DIÁRIO?  

Contribua com o jornal:

PIX (chave e-mail)

odiariopiracicabano@gmail.com

Na plataforma Apoie-se

(boleto e cartão de crédito):

https://apoia.se/odiariopiracicabano

***

Apoie com R$ 10 ao mês (valor sugerido).

Precisamos de 100 amigos com essa doação mensal.

Jornalismo sem rabo preso não tem publicidade!

Postar um comentário

Mantenha o respeito e se atenha ao debate de ideias.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato