Até oito postos de saúde estão prestes a ruir, diz médico vereador; rede não tem itens básicos como curativos e sabão


O vereador e médico Marco Bicheiro exibiu vídeo na sessão mostrando problemas estruturais no posto de saúde do IAA
(Foto/crédito: reprodução)

Mesmo com a engorda de 20% no orçamento da saúde pública entre 2024 e 2025, o serviço e infraestrutura ainda são altamente questionáveis e precários. O tema dominou o debate na sessão camarária de quinta, dia 27, com uma pérola de informação que passou desapercebida pela imprensa local. Com fala encerrada, mas com microfone ainda aberto, o vereador e médico Marco Bicheiro (PSDB) falava sobre a USF (Unidade de Saúde da Família) do IAA 1, mostrando, em vídeo, de estruturas com rachaduras à sala de vacina sem ar-condicionado. “Totalmente insalubre para funcionários e população. Um absurdo. Vai cair o posto. E não é só este, tem uns sete ou oito assim”, disse o parlamentar. Conforme o site da prefeitura, Piracicaba conta com 54 USFs. E não é só os vulgos postinhos de saúde em situação insalubre.

Barata tem e sabão, não

Na mesma noite de quinta, dia 27, a vereadora Rai de Almeida (PT) reportou ter chegado ao seu gabinete a falta de curativos na rede de saúde. O problema, inclusive, foi tratado pelo Conselho Municipal de Saúde na terça passada, dia 25, na presença do vice-prefeito e secretário de Sérgio Pacheco Jr. Segundo a parlamentar, a deficitária disponibilização de materiais ainda inclui até o mais básico, como água, sabão para lavar as mãos e papel higiênico em todo o SUS municipal. “Temos superávit de recursos, com arrecadação a mais do previsto. Que medidas sejam tomadas para a população ser atendida”, pontuou a vereadora. 

Pouco antes, o professor Rhaian Pereira de Souza Oliveira usou a Tribuna Popular para reportar o péssimo atendimento tanto do Samu quanto da UPA Piracicamirim. Ao tentar encaminhar uma parente idosa infartada ao sistema de saúde público, ele não encontrou ambulância e, no pronto-socorro, a paciente quase ganhou alta e só não foi para a casa porque teve um segundo infarto – e só conseguiu ser internada no Hospital da Cana após 20 horas. Ainda conforme Souza Oliveira, a UPA não tem lençol e há baratas no local. Já Laércio Trevisan Jr. (PL) pediu a abertura de novos concursos para médicos.

________

CURTE O DIÁRIO?  

Contribua com o jornal:

PIX (chave e-mail)

odiariopiracicabano@gmail.com

Na plataforma Apoie-se

(boleto e cartão de crédito):

https://apoia.se/odiariopiracicabano

***

Apoie com R$ 10 ao mês (valor sugerido).

Precisamos de 100 amigos com essa doação mensal.

Jornalismo sem rabo preso não tem publicidade!

Postar um comentário

Mantenha o respeito e se atenha ao debate de ideias.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato