![]() |
Proprietários da fábrica informaram à reportagem que equipe técnica trabalha junto dos Bombeiros para investigar a causa do fogo (Foto/crédito: Movimento Salve a Boyes) |
Um incêndio foi avistado de longe no início da tarde desta quinta, dia 10, na fábrica Boyes, Centro. Segundo apuração do Movimento Salve a Boyes com representante in loco, as chamas avariaram seriamente o madeiramento e comprometeu um dos barracões, que apresenta trincas – houve risco de as chamas invadirem o galpão maior e mais emblemático e preservado do complexo fabril (veja a última foto na postagem).
Segundo o sargento Sanches do Corpo de Bombeiros, o risco de incêndio para a fábrica é iminente. Ele se comprometeu em apresentar um relatório sobre o estado de conservação da Boyes e entregar o documento para o Mandato Coletivo ‘A Cidade é Sua’, da vereadora Silvia Morales (PV).
A reportagem pediu um posicionamento dos proprietários sobre a avaliação prévia feita pelos bombeiros, as avarias no prédio e presença de segurança no local. Nesta sexta, dia 11, a assessoria de imprensa do Boulevard Boyes informou somente "que a equipe técnica, juntamente com o Corpo de Bombeiros, estão averiguando as causas".
AUDIÊNCIA
E o episódio do incêndio aconteceu poucos dias antes da data que pode ser decisiva para a história e a preservação do cenário à beira-rio. O Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) agendou para o próximo dia 20 de maio, uma terça-feira, a audiência pública do Estado e município às 13h no Teatro do Engenho.
O evento tem como foco tratar da defesa e tombamento do Complexo Beira Rio, incluindo o conjunto fabril fundado por Luiz de Queiroz. A ação popular movida por membros do Salve a Boyes para paralisar a construção de um conjunto de arranha-céus foi remetida para a segunda instância e agora tramita no Colégio Recursal do TJ-SP.
COMUNICADO
O Condephaat e UPPH (Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico) comunicam a realização de Audiência Pública para ouvir os diversos setores da sociedade, acerca do processo em trâmite neste órgão que trata do projeto para construção de empreendimento residencial vertical denominado "Boulevard Mirante Piracicaba", na área da antiga Fábrica Boyes, município de Piracicaba.
Audiência Pública
Processo 010.00011231/2023-14
Data: 20 de maio de 2025, terça-feira
Horário: 13:30 às 16:30
Local: Teatro Erotídes de Campos, Engenho Central (Av. Dr. Maurice Allain, 454, Piracicaba)
PROGRAMAÇÃO
13:00 – Abertura do Teatro, com identificação (apresentação de documento com foto) e assinatura de lista
de presença
13:30 – Inscrição para manifestação oral
14:00 – Abertura da Audiência Pública
14:05 – Leitura das normas da audiência
14:15 – Exposições sobre o assunto em discussão
14:50 – Manifestação dos inscritos
15:00 – Encerramento das inscrições para manifestação oral
16:25 – Encerramento das manifestações
16:30 – Considerações finais
INFORMAÇÕES GERAIS
A sessão da audiência é de acesso livre e gratuito a qualquer pessoa, bem como aos meios de comunicação, respeitados os limites impostos pelas instalações físicas do local de realização (lotação de 300 pessoas). Ao Edital de Convocação será conferida ampla publicidade.
A audiência terá gravação audiovisual e sua transcrição integrará os autos do Processo SEI 010.00011231/2023-14. Serão ainda, permitidas filmagens, gravações ou outras formas de registro. Ao participar da Audiência Pública, todas as pessoas presentes autorizam a gravação audiovisual das manifestações, bem como sua inserção no referido processo.
PROCEDIMENTOS E FORMA DE PARTICIPAÇÃO
1. A audiência será presidida pelo Presidente do Condephaat.
2. A secretaria dos trabalhos será exercida pela Assessoria Técnica da UPPH, com a responsabilidade pela inscrição, tomando a cautela de advertir o inscrito de sua posição na lista.
3. O presidente da mesa passará a palavra aos expositores, observando a seguinte ordem e limite de tempo:
a) empreendedor ou responsável pelo projeto em discussão ou seu representante, por até 15 (quinze) minutos;
b) equipe da Prefeitura Municipal de Piracicaba, por até 15 (quinze) minutos.
4. Os inscritos para manifestação oral terão até 3 (três) minutos de fala para suas Considerações. As inscrições se encerrarão 60 minutos após o início dos trabalhos.
5. As manifestações serão exclusivamente orais, sem a possibilidade de uso de Projeções de imagem ou vídeo, salvo os expositores. Ainda, os inscritos deverão se limitar ao tema ou questão em debate. Caso houver desvio do assunto ou perturbação da ordem, o presidente poderá advertir o inscrito, cessar-lhe a palavra ou determinar sua retirada do recinto.
6. Visando garantir uma participação mais equitativa dos manifestantes, o número de manifestações será limitado ao horário previsto para término da Audiência, conforme Programação.
7. Será considerada a ordem a seguir, caso haja:
- manifestação de um representante do Ministério Público;
- manifestação de até três conselheiros do Condephaat;
- manifestação de até cinco representantes de diferentes órgãos ou entidades públicos;
- manifestação de até cinco representantes de diferentes entidades da sociedade civil;
- manifestação de pessoas físicas.
8. O Presidente poderá facultar a palavra aos demais membros da mesa e aos expositores quando imprescindível e oportuna a resposta ou esclarecimento imediato de fatos ou aspectos mencionados durante a audiência.
9. Nas considerações finais, será apresentada informação dos atos que se seguirão à audiência pública, inclusive em relação à devolutiva das manifestações que comportarem tais providências.
10. O Presidente fará a conclusão dos trabalhos, podendo facultar palavra aos membros da mesa e aos expositores para eventuais esclarecimentos dos aspectos relacionados ao mérito das questões.
CURTE O DIÁRIO?
Contribua com o jornal:
PIX (chave e-mail)
odiariopiracicabano@gmail.com
Na plataforma Apoie-se
(boleto e cartão de crédito):
https://apoia.se/odiariopiracicabano
***
Apoie com R$ 10 ao mês (valor sugerido).
Precisamos de 100 amigos com essa doação mensal.
Jornalismo sem rabo preso não tem publicidade!