Prefeitura tem pré-projeto em revisão de arquitetura e paisagem para Zé Bonifácio, que não tem efetivo da GM na praça para segurança noturna


“No período noturno, as viaturas intensificam o patrulhamento, mas sem condições de permanência, devido ao menor efetivo", diz comandante da Guarda sobre a praça central
(Foto/crédito: O Diário Piracicabano)

Depois de tirar o serviço de assistência social da região central e mandar a unidade de atendimento à população em situação de rua a 5,5km, no Jardim Califórnia, o governo está preparando uma proposta de remodelação da praça José Bonifácio, no coração de Piracicaba. 

Vereadores da ala da direita tem se queixado da falta de segurança no local e abandono de sua zeladoria. Um projeto anterior, da gestão de Luciano Almeida (PP), assinado pela Acipi, previa o corte de todas as árvores da Zé Bonifácio – esta iniciativa foi suspensa na Justiça a pedido do vice-prefeito Sérgio Pacheco Jr.. 

Conforme o requerimento 266/2025 de Marco Bicheiro (PSDB), o Executivo municipal informou ao Legislativo que “existe um pré-projeto que está passando por revisões nos aspectos arquitetônicos e paisagísticos”. Esta foi a resposta ao vereador quanto à pergunta sobre obras local para paisagismo, reforma de luminárias, manutenção do piso, limpeza e reforma dos bancos. 

Quanto à limpeza da praça, a informação é de que a lavagem ocorre somente em dias de eventos e a varrição é realizada diariamente, de forma manual e elétrica. Sobre as pessoas que vivem no local, a secretária de Assistência Social, Fernanda Varandas, listou uma série de serviços da sua Pasta. 

“Entre as ações da Política de Assistência Social estão a ação integrada Rede em Ação POP Rua, que envolve várias secretarias municipais em espaços como praças, com serviços como orientação para retorno a cidade de origem, contato com familiares para informação da situação e articulações necessárias, pagamento de passagem intermunicipal ou translado com transporte do município.” 

E sobre a segurança, o comandante da GCM (Guarda Civil Municipal), Marcos Alexandre Pavanello Rodrigues, disse que há “patrulhamento preventivo e ostensivo diuturnamente no referido local, inclusive com a permanência das equipes de viaturas e grupamento ciclístico em vários momentos do dia”. “No período noturno, as viaturas intensificam o patrulhamento, mas sem condições de permanência, devido ao menor efetivo."

________

CURTE O DIÁRIO?  

Contribua com o jornal:

PIX (chave e-mail)

odiariopiracicabano@gmail.com

Na plataforma Apoie-se

(boleto e cartão de crédito):

https://apoia.se/odiariopiracicabano

***

Apoie com R$ 10 ao mês (valor sugerido).

Precisamos de 100 amigos com essa doação mensal.

Jornalismo sem rabo preso não tem publicidade!

Postar um comentário

Mantenha o respeito e se atenha ao debate de ideias.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato