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Eixo avisa que o trânsito na estrada será de mão dupla em uma pista, liberando a outra para máquinas e funcionários (Foto/crédito: Prefeitura de Piracicaba) |
Com um mês em curso, as obras na rodovia Geraldo de Barros (SP-304) estão acumulando inúmeras queixas entre a vereança, inclusive com o apontamento de já ter ocorrido morte de funcionário. O debate feito na sessão camarária de segunda, dia 7, inclui também relatos de que trabalhadores cruzaram os braços frente à situação perigosa em que se encontra o cenário.
Também foi comentado que só agora a prefeitura e a concessionária responsável, a Eixo-SP, se reuniram a fim de sinalizar melhor a via aos motoristas – também faltam rotas alternativas principalmente para o transporte coletivo.
O local passa pela implementação de dois viadutos e está gerando engarrafamento de até duas horas numa região onde residem mais de 100 mil pessoas. “Isso mostra o despreparo total não só da Eixo como da prefeitura porque lá é limite urbano e deveria impor regras, mas não impôs”, comentou Laércio Trevisan Jr. (PL).
Explicações do líder
E o líder de governo, Josef Borges (PP), contra-atacou. Ele destacou a reunião com a Eixo, alegando que Helinho “fez algumas cobranças na questão de segurança e pediu um compromisso da empresa com o prazo da obra”. “A Eixo garantiu a entrega da obra no prazo estabelecido. Os dois dispositivos estão sendo feitos ao mesmo tempo por questão de logística. O da Balbo é preciso tirar terra. O do Bigaton terá de receber terra. Dessa forma, ganha-se tempo porque se fosse fazer um de cada vez, a obra se estenderia para quase três anos.”
Josef também descartou o uso de três turnos porque o trabalho é feito com equipamentos potentes e “ninguém iria dormir” na região por conta do barulho. “Nesses primeiros dias foram feitas as drenagens e adequação da segurança. No caso da Balbo, o prefeito solicitou um acesso no viaduto para os que vêm de Artêmis e Águas de São Pedro”, finalizou o líder.
O que diz a Eixo
A redação procurou a concessionário e questionou todos os pontos apresentados nesta edição, mas a resposta foi rasa. “A Eixo SP Concessionária de Rodovias informa que a implantação definitiva dos desvios na SP 304 está prevista para ocorrer até o fim desta semana. Esta etapa é essencial para o início da movimentação de maquinário pesado no canteiro de obras. Com os desvios operando de forma permanente, o trânsito passará a fluir em mão dupla por apenas uma das pistas, liberando a outra exclusivamente para o tráfego de equipamentos e a circulação segura dos trabalhadores. A medida garante mais agilidade e segurança na execução das obras. A construção dos viadutos será realizada de forma simultânea, estratégia que visa reduzir significativamente o tempo total de intervenção na rodovia. Durante o período de obras, os motoristas deverão redobrar a atenção. As mudanças no tráfego exigirão cautela máxima, com respeito à sinalização e redução da velocidade ao se aproximar dos trechos em desvio. As orientações valem para ambos os sentidos da rodovia. A colaboração dos usuários será fundamental para a segurança de todos: motoristas, pedestres e equipes envolvidas na obra”, informou em nota a concessionária.
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